Meter as mãos na Massa: Intolerância ao Glúten


Ola meninas!!

E se vos dissesse que alguns dos alimentos que são mais banais para muitos de vocês, são um autêntico veneno para mim?
Queria partilhar com vocês a minha experiência pessoal, que serve também para chamar a atenção para a comemoração do Dia Nacional do Celíaco, que ocorreu no dia 25 de Maio.








Acho que quando o médico me disse que, para deixar de me sentir tão mal, teria de retirar todos os alimentos com glúten da minha alimentação eu pensei: "Não é assim tão mau...". Pois mal eu sabia que isso iria alterar permanentemente a forma como eu via o "mundo" em geral.

Uma simples visita ao supermercado pode transformar-se num pesadelo. Jantar fora pode ser uma descida ao inferno.



Comecemos então por uma pergunta que deve estar nas vossas cabeças:

O que é o glúten?

O glúten é uma proteína que se encontra em muitos dos cereais que consumimos: trigo, cevada, centeio e aveia. A sua capacidade de absorção de água e a sua viscosidade, conferem a massa, as propriedades que a tornam apta para a panificação. Trocando isto por miúdos, sabem o pão molezinho que adoram comer quentinho com manteiga? Pois ele só é assim porque contém glúten.



Para algumas pessoas a ingestão desta proteína, provoca danos na parede do intestino delgado, diarreia, vómitos, anemias, fraquezas das unhas, alterações do ciclo menstrual... Mas também pessoas que não tenham qualquer intolerância ou hipersensibilidade poderão ser afectados por alguns problemas causados pelo excessivo consumo de glúten, tal como uma depressão e tornar-se propício o aparecimento de psoríase.



Uma pessoa tem de educar-se novamente no campo alimentar: temos de ter cuidado com tudo o que comemos e o que compramos para nós. Ler todas as etiquetas e ver se contêm algo que nos possa prejudicar. Se oferecer a mínima dúvida o melhor é mesmo deixar de lado.



Este post é uma possibilidade de mostrar-vos que apesar de achar muito bem que sigam uma dieta equilibrada, não sejam muito severos com vocês mesmos.  É também a possibilidade de consciencializar as pessoas, as marcas e as superfícies comerciais a apostar mais nos produtos isentos de gluten. Eu sei que a Oriflame já o fez.



O dia do celíaco (nome dado a quem tem intolerância ao glúten) foi comemorado no passado dia 25. Foi um dia em que a Associação Portuguesa de Celíacos desenvolveu muitas atividades e revelou algumas novidades.

E vocês já conhecem esta doença? Seria fácil para vocês abdicar dos produtos com glúten?

Deixem as vossas opiniões,

Beijinhos


Sem comentários:

Enviar um comentário