Tema-Debate: Estudar compensa?



O tema-debate de hoje é "Estudar compensa?" e passo então a mostrar-vos o que cada uma de nós pensa sobre este assunto:







Olá meninas!! Sim penso que compensa e muito! só o facto de estarmos a estudar algo que nos interessa e procuramos a informação ajuda-nos a crescer! Torna-nos mais cultos! Ás vezes penso que em certas situações não aprendemos muito porque só nos põem em teste a nossa parte teórica (dito por uma aluna da faculdade), falta a parte prática!! Portanto acho que compensa sempre!!!! Não interessa o fim, interessa sempre os caminhos que percorremos até chegarmos a onde queremos chegar.


Beijoquinhas,


Na minha opinião acho que estudar compensa. Cada vez mais é necessário obter uma formação para conseguir-se arranjar um trabalho decente e mante-lo. O País enfrenta uma crise tão grave que quase todas as pessoas com o ensino secundário e Universidade encontram-se desempregadas e logo, sujeitam-se a trabalhar em empregos precários para sobreviver. Acho importante frisar que quantos mais conhecimentos tivermos, mais oportunidades de trabalho poderão surgir (nem que seja para fora do país) e é possível ganhar a nossa independência financeira e ter um estilo de vida saudável fazendo o que se gosta se nunca desistirmos de lutar pelo que acreditamos.
Devemos usar os nossos sonhos como metas a atingir e por isso, estudar para sermos melhores nos superando em tudo o que fazemos.

Beijo Grande,
Olá meninas! Esta é daquelas perguntas que me faz comichão.... Estudar compensa? Sim compensa. Isto se tivermos em atenção a área de estudos que escolhemos e/ou se na formação esta incluído um estágio/preparação em contexto de trabalho. Não compensa ter apenas o 12ºano e muito menos ter uma escolaridade ainda mais baixa. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Horários mais alargados e remunerações cada vez mais reduzidas. Por isso o meu conselho é estudem. Aprendam e evoluam o mais que puderem mas tenham em atenção que não chega terem muitos estudos, muitas formações. Um professor disse me um dia que a inteligência não se mede pela quantidade de coisas que sabemos mas pela forma como aplicamos esse conhecimento no dia a dia. Por isso estudem muito mas consciencializem-se que terão que trabalhar ainda mais para poderem ter um futuro "confortável".

Beijinho,


Na minha opinião, os estudos não são apenas um meio de preencher o currículo, mas também de nos enriquecermos a nós próprios. Não é apenas uma fonte de habilitações, mas também uma fonte de fortalecimento da nossa bagagem cognitiva. Quando queremos trabalhar em determinada área, devemos investir nela de forma a aprendermos como a executar. Embora, hoje em dia, sintamos que não vale a pena gastar tanto dinheiro a estudar para, possivelmente, ficarmos no desemprego, não estamos a estudar pelos outros, mas sim por nós. É no nosso futuro que estamos a investir, mesmo que seja um pouco incerto. Devemos lutar por aquilo que gostamos e queremos, senão ninguém o fará por nós. Por isso sim, estudar compensa, não só pelo currículo ou pelo emprego que podemos vir a ter, mas também pelo nosso enriquecimento pessoal.

Beijos,


Não tenho uma ideia bem definida sobre este assunto, pois não foi a via que escolhi quando terminei o 12º ano. Comecei logo a trabalhar e pelo meio tirei o meu curso pós-laboral de consultoria de imagem. Se compensou? A nível monetário certamente que não (ainda!), mas de resto sim. Trouxe-me o meu blog, novas pessoas, novas oportunidades, permitiu-me melhorar o meu aspecto e a minha auto-estima assim como o das outras pessoas (o que é óptimo!) e é a rampa de lançamento para tudo o resto que quero fazer (produção de moda, fotografia, escrita, etc). “Porque preferiste trabalhar em vez de estudar?”, perguntam vocês. Bem, a verdade é que quando terminei o 12º ano não sabia bem o curso que queria tirar, só sabia que não era nada do que já tinha aprendido até ali (tirei um curso com equivalência ao 12º ano de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos) por isso voltei-me para oportunidades profissionais. Se tivesse que escolher agora um curso seria um pouco mais fácil, mas não muito! As minhas escolhas dividem-se em História (com toques de História da Arte e Antropologia) e Jornalismo. Jornalismo apenas porque é uma vertente que gostaria de explorar no mundo da moda (que tanto me fascina) e porque terá, penso eu, mais saídas profissionais. Como podem ver sou uma pessoa de várias paixões. Pensando agora um pouco na pergunta inicial, acho que monetariamente pode demorar a compensar (principalmente nestes tempos de curso), mas se ficamos mais cultos e sabemos mais sobre o que nos apaixona não foi de todo um desperdício de tempo e dinheiro. E vocês, acham que estudar compensa?

Xoxo,

Bem eu não sou a melhor pessoa para falar sobre este assunto devido ao facto de detestar estudar, sempre fui assim, agora se compensa ou não...hummm... a escolaridade obrigatória sim compensa agora um curso superior acho que não compensa hoje em dia. Para alem de não se conseguir arranjar trabalho na área há limitações de emprego, nem em todos os sítios aceitam pessoas com o curso superior dizem que têm escolaridade a mais. e isso acho muito injusto para os universitários

Beijinhos,


Este tema é talvez dos mais difíceis que tenho para falar, comparando com os temas-debates anteriores.
Pessoalmente tenho o 12º ano com um curso profissional que consideravam ser de nível III (na altura, agora acho que equivale a nível IV) na área de animação sociocultural.
Na altura quando decidi ir por este ensino e área, foi algo meio "em modo de aventura" e nem sabia bem para que servia depois o curso.
Hoje vejo que foi das melhores decisões que tomei na minha vida e reconheço que aquele curso me mudou completamente em vários aspectos. Tornei-me alguém mais confiante nas minhas capacidades, descobri que era criativa, que sabia e podia mesmo fazer algo de útil para muitas pessoas. Foi algo difícil porque toda a gente dizia que era uma área sem grande saída etc etc..mas eu sou teimosa e determinada. Apaixonei-me por aquela área, adorei várias matérias lá aprendidas, a experiência que ganhei, os resultados que alcancei e decidi que era mesmo aquilo que queria fazer. Depois de terminado o curso, ir para a universidade não era muito uma opção devido a estar confusa quanto à escolha da área a seguir e também por falta de dinheiro, pois na altura era apenas estudante eo facto de ser orfã de pai também sempre me obrigou um pouco a ter que definir prioridades e dar valor ao que tenho..(não só os bens materiais claro!). Acabei por preferir pensar melhor que área poderia querer aprender mais e também em procurar emprego. Demorei ainda um pouco a encontrar...foi na altura até que me inscrevi na Oriflame mas o que é certo é que encontrei um emprego, muito bom...que me fez crescer imenso como pessoa e profissional e o melhor...na área que tanto adoro! E até hoje a minha experiência profissional até hoje foi sempre baseada na área em que estudei e independentemente de ter só este curso...já considero ter uma excelente experiência e notava que nesses locais de trabalho até havia bastantes licenciados...e no mesmo "patamar que eu". Se penso alguma vez seguir com os estudos mais além? Acho que já não...ao longo dos anos comecei a aperceber-me que gosto de imensas áreas e que prefiro aprender um pouco mais de todas e em "pouco tempo" do que estar vários anos a investir dinheiro e a aprender algo que só me vai "especializar" só para aquilo. Por isso resumindo, se acho que compensa? Sim...quando se sabe o que realmente se quer e o que realmente nos faz feliz. O resto é força de vontade e nunca desistir...como em tudo na vida. Claro que o meu exemplo não é o melhor pelo que já expliquei anteriormente, mas ás vezes podemos ter que nos a sujeitar a coisas que não planeamos como ter investido aquele dinheiro todo e não poder trabalhar nessa mesma área...mas faz parte, nunca se sabe onde poderá estar alguém a observar o nosso profissionalismo e convidar-nos para uma oportunidade melhor, também já me aconteceu e o "truque"? É dar o nosso melhor todos os dias...não basta sermos bons e fazermos mais do mesmo!


Beijocas,







E vocês, acham que estudar compensa?

Sem comentários:

Enviar um comentário