Tema-Debate: Acção Social


Boa tarde meninas, 

Hoje o nosso tema debate têm como tema a acção social. E é nesta altura do ano em que este tema têm mais destaque e impacto.
A solidariedade pode ter o mesmo resultado do efeito borboleta. Segundo a cultura popular, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo. A solidariedade pode ter este efeito. Pequenos gestos podem mudar vidas. 









Tento ajudar sempre que posso. Seja doando dinheiro a instituições (como a UNICEF), contribuindo com alimentos nas recolhas de alimentos promovidas por várias associações nos super e hipermercados e cheguei a fazer voluntariado no Banco Alimentar Contra a Fome.

É importante contribuir, com o que podermos e quando podermos, pois por muito mal que estejamos há sempre alguém pior. E se pensarmos bem, se fossemos nós também gostávamos que houvesse mais pessoas a ajudar, não é verdade?

E vocês, costumam ajudar/participar?


Olá,

Basicamente quando se houve mais falar deste assunto é no Natal mas esquecem-se que antes desse mês existem mais 11 onde as pessoas individualmente e/ou até mesmo associações precisam de ajuda.

Acho que não devemos exceder os nossos limites e infelizmente hoje em dia não podemos ajudar toda a gente. 

Mas sempre me interessei por voluntariado e cheguei a fazer algumas coisas. Na Oriflame por exemplo,visto ser uma companhia que não testa os seus produtos em animais, sempre motivou a inscrição de algumas pessoas que adoram animais e que ajudam associações. Conheço assessores que parte dos seus lucros dispensam para associações de animais.

Conheço também outros assessores que costumam de vez em quando dar ofertas de produtos a associações também de solidariedade. 

E a própria companhia tem uma série de produtos durante todo o ano cujo valor total dele reverte para uma associação em especifico que vem indicada no catálogo...o valor total é MESMO todo para quem tanto precisa e orgulho-me disso.

Todos podemos ajudar de uma forma ou de outra, hoje sinto-me um pouco realizadora de sonhos, como chefe de equipa deparo-me com assessores com problemas muito complicados e fico muito feliz quando eles conseguem ver na Oriflame uma oportunidade de melhorarem as suas vidas e também acho que quando precisam as pessoas correm atrás e conseguem mesmo atingir os seus objectivos.

Espero conseguir vir a ajudar ainda mais pessoas no futuro! 


Nesta época natalícia fala-se muito de ajuda social e é nesta época que se assiste a um aumento de doações. Mas existem mais 11 meses no ano...

Eu costumo ajudar algumas vezes e no futuro espero ainda poder ajudar mais e melhor pois eu conheço as duas faces desta realidade. E muitas vezes não precisamos de gastar dinheiro. Por exemplo, aquelas calças que já não te servem ou aquele cachecol  que já não usas podem muito bem ajudar os que mais necessitam. 

Podemos também em vez de ajudar monetariamente, fazer voluntariado e ajudar na recolha de bens alimentares, ajudares na distribuição de uma refeição quente aos sem abrigo da tua zona... As possibilidades são infinitas. 

Eu gostava de partilhar um evento, que irá decorrer no próximo dia 16, em Vila Nova de Gaia, onde será feita uma angariação de donativos para a ASA - Ajuda Sem Abrigo.  Toda a ajuda será bem vinda. 



Neste momento não faço voluntariado, contudo tento ajudar sempre que posso ao doar alimentos a instituições. 

O voluntariado, é algo que considero muito importante vir um dia a realizar e, inclusive, aconselho a todos virem-lo a fazer agora que aproxima-se a época natalícia e tantas pessoas necessitam de ajuda. 
Penso que seria uma experiência bastante enriquecedora e que nunca mais esqueceriam.

Estes últimos tempos, passei por algumas dificuldades e aprendi a dar mais valor ao que tenho e acho que, até a mim mesma. Presenciei ainda, muitas situações em que as pessoas poderiam ajudar mais os outros, nem que fosse apenas com um único telefonema de bom dia e não o fizeram. Mas, a dura realidade é que todos nós, maioritariamente, nos deparamos sempre com um grande silêncio e então, penso em como se sentirão aqueles que quando chega a noite, não têm um prato de sopa ou um simples cobertor para se aquecer. E, aqueles, que lhes fora negada comida ou uma simples esmola porque a quem lhes foi pedido, não acreditou neles por pensarem que gastariam o seu dinheiro em droga. Essas pessoas não têm meios de sobrevivência, e aqueles que necessitam mesmo, acabam por pagar pelos outros, até as crianças. Sem mencionar, já mencionando os nossos idosos e aquelas pessoas que estão prestes a perder as suas casas, ou não têm água para terem dinheiro para se alimentarem.

O ser humano, é de si egocêntrico e injusto, envolvendo-se demasiado na sua própria vida, não enxergando muitas vezes o que se passa à sua volta e mesmo com os seus. Ou até com o seu próprio vizinho. Por tudo isto, haveriam definitivamente de existir mais entre ajuda às instituições da parte das pessoas e do governo, de modo que pudesse haver uma melhoria na distribuição de alimentos e outros bens essenciais a quem mais precisa. Poderiam, até, ser criadas possibilidades de inserirem essas pessoas no mercado de trabalho e na sociedade, e consequentemente, serem criadas mais oportunidades para que tivessem sempre uma forma de se aguentarem neste país que está uma selva para quem não tem ninguém.   

E vocês costumam ajudar / participar em acções sociais?

Partilhem as vossas experiências

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário