Tema-Debate: Crenças & Religião


O Tema-Debate desde Domingo foi inspirado pela época em que estamos: o Natal. Nesta época fala-se mais religião e das variadas crenças de cada região do mundo e nós decidimos dar a nossa opinião.



"Sou cristã mas não sou praticante. Acredito que por vezes, é necessário ter fé e acreditamos em nós mesmos quando passamos por momentos difíceis e/ou temos que enfrentar obstáculos quase impossíveis de ultrapassar. Também acho que tudo o que é demais é exagero e que a religião não deveria ser fundamentalista em certos aspectos, como  muito tem-se ouvido falar nos media, hoje em dia.
Neste momento, o meu natal é comemorado com aqueles que mais gosto. Considero que é uma época de consumismo e muitos fazem dela hipócrita, porque as pessoas aproveitam-se dela para mostrar o seu apreço às outras quando existem mais de 364 dias no ano. Apenas levam o seu corpo e a sua presença para cear com a família e estar ali porque "sim".
Na minha opinião, o natal deveria ser especialmente para estar com as nossas crianças e com realmente queremos estar."

"Olá. É um pouco complicado exprimir-me sobre este tema devido ao facto de não ser religiosa. Perante a igreja sou considerada católica não praticante devido a ter sido baptizada. Eu não acredito na religião, acredito na ciência  na teoria das espécies de Darwin, que tem muito mais lógica do que dizerem que algo criou o homem, Para mim o homem descende do macaco! Também não acredito que Jesus Cristo foi feito por obra do divino Espírito Santo. What?? Sem sexo não  criança (mas isto é a minha maneira de ver). Acredito na ciência e em mim.
Mas também não julgo as outras pessoas, cada um acredita naquilo que quer. Devido a dificuldades da vida, só acredito no que é real, no que é estudado, em factos e provas. Não acredito na religião e não tenho nenhuma crença. E vocês? No que acreditam? Têm alguma crença?"

"Confesso que não sou muito religiosa e por isso nem estou muito dentro do assunto. O Natal gosto essencialmente por ser uma época de mais solidariedade e alegria para as crianças da família  É também uma altura que apesar da dita crise se continua a ver muito consumismo. Mas acho que também é uma boa oportunidade para se apostar em ideias giras, em trabalhos manuais, etc.
Religiões e crenças nunca foi um tema que liguei a 100% mas sempre respeitei ao máximo claro. Existem pessoas que levam ao máximo estas ideias mas acho que tudo o que é demais é exagero e nada saudável.
Quanto ao Natal, costumo comemorar com a família mais próxima.  Acho que é uma altura um pouco consumista e confusa em que na minha opinião a maioria das pessoas devia apostar nas compras em lojas locais e catálogos para ajudar alguém directamente e ser original. Todos gostam de receber presentes e pensar no que estará no embrulho, mas sem dúvida que as crianças é que deliram hehe"

"Quando era pequena (criança vá, que pequena ainda sou hehe) ia várias vezes à missa, participava em procissões e andava na catequese. Cheguei inclusive a ser catequista durante algum tempo. Comecei nisto por vontade da minha família, principalmente da minha madrinha que, se não me engano, também foi catequista antes de se casar, e acabei por seguir com a maré. Mas depois apercebi-me de que não era para mim e agora é rara a vez que participo em cerimónias religiosas. Não tenho nada contra a quem é religioso, na minha família tenho até quem seja de uma religião que não a católica, e percebo a fé que vem da necessidade de aconchego, de força e de algo a que se agarrarem para sobreviverem aos dias maus, mas eu prefiro agarrar-me a mim mesma e aos que estão à minha volta. E prefiro ver (ou tentar) as coisas de uma maneira mais prática e objectiva. Mas confesso que é um tema que gostaria de aprofundar, nem que seja por curiosidade (e por aspirar a ser uma velhota culta e sabichona ;)). Em relação ao Natal, sou fã dos planos, do convívio, da troca de risos e de prendas. Gosto muito de enfeitar a casa para o Natal, de pensar no miminho que vou oferecer à minha família mais próxima, de preparar as refeições e os doces para a Ceia e de estar no quentinho, juntinha dos meus, a ver os especiais de Natal dos canais públicos (que estão cada vez piores, devo dizer...).
E vocês, o que têm a dizer sobre tudo isto?"

"Eu desde que me conheço que sou cristã. Foi assim que fui ensinada desde pequenina, mas acredito também que por outras pessoas terem outras religiões/crenças não quer dizer que estejam errados. Temos pontos de vista diferentes, mas acreditamos todos numa entidade superior que nos guia... Dito isto acho que têm de haver o máximo de respeito pela opinião de cada pessoa. 
Eu sou crismada mas neste momento não sou praticante - quer dizer pratico sim a minha religião mas duma outra maneira não tão convencional - com pequenos gestos, pequenos momentos de reflexão...
Quanto ao Natal, esta é a chamada festa da família . Lembro-me de em pequenina passar o Natal em Resende e de estar rodeada pela família e tinha uma mesa com o tradicional bacalhau e bolo rei. Agora como não tenho isso, celebro com a família que construí e gosto de nos ver reunidos à beira de uma mesa farta onde podemos conviver. Não damos tanta importância aos presentes, comprando muitas vezes algo simbólico ou algo que até precisemos. O nosso Natal é mais convívio do que consumismo. 
E um conselho: se querem oferecer algo diferente ou façam vocês mesmos ou comprem algo naquelas lojas mais pequenas ou até aquela pessoa que vende por catalogo (não digam sim ao consumismo desenfreado, apresentado nos centros comerciais, que começam já a comemorar o Natal a meio de Outubro)."

Sem comentários:

Enviar um comentário