Tema-Debate: O impacto das redes sociais




Olá meninas! 

Hoje, iremos partilhar as nossas opiniões sobre o impacto que as redes sociais tiveram na nossa vida. Quais as vantagens? Quais os riscos? 





E aqui ficam as nossas opiniões sobre o assunto: 


"Na minha vida as redes socias são uma coisa boa pois permitem-me estar em contacto com amigos e família por muito longe que estejam, para além de que é uma óptima ferramenta para publicitar e fazer crescer o meu blog e a minha equipa Oriflame. Para mim são um misto entre lazer e negócios.
Mas sei que não é assim para toda a gente!  Há pessoas que se escondem por detrás das redes socias e que criam outra persona para viverem e experienciarem virtualmente o que não têm na vida real. E há muita gente que se aproveita das redes socias para fazer mal aos outros. Quantos casos de perseguição de menores e pedofilia não começaram com uma “simples” conversa no chat? Quantas histórias já não ouvimos de pessoas que fogem ou se suicidam por causa do cyber-bullying?
Há sempre dois lados da moeda e cabe-nos a nós ter cuidado e protegermo-nos do lado pior. E nos casos das crianças e adolescentes que têm a inocência e os sentimentos à flor da pele cabe a quem? Aos pais? Aos professores? Deverá haver mais publicidade sobre o lado mau da Internet e das Redes Socias? O que podemos fazer mais para mudar isto?
É um tema muito preocupante e acredito que muitas vezes só vemos o início do iceberg (o que é ainda mais preocupante!).
E vocês, que acham de tudo isto? "


"As redes sociais actualmente causam um grande impacto e tem grande influência na vida das pessoas. Com a passagem do tempo estas tornaram-se, na minha opinião, uma forma de divertimento e também uma ferramenta de trabalho. Como ferramenta de trabalho, estas ajudam a promover e divulgar o teu negócio ou até mesmo servem como um mercado virtual onde podes comprar e vender os mais variados artigos. Mas redes sociais tem uma vertente mais social onde muitas vezes, as pessoas, publicam desenfreadamente todos os pormenores da sua vida, fotos... Mas apesar de tudo, os utilizadores deste tipo de sitios tem que ter muito cuidado com tudo o que revelam pois muitas vezes as pessoas que se encontram do outro lado podem não ser exactamente aquilo que aparentam. 
Muitos são os riscos que enfrentamos neste mundo, desde cyber bullying até a mal entendidos. Como tudo na vida, têm de existir uma boa dose de responsabilidade por parte do utilizador."




"Desde a adolescência, que tenho contacto com o mundo das redes sociais. Primeiramente com o Hi5 e actualmente com o facebook, twitter e Gmail. Mas este universo não se limita a estas redes, existindo uma extensa lista tomando todas as formas e feitios. Mas terão as redes sociais tido um impacto assim tão grande na nossa vida? Acho que não só tiveram um grande impacto como alteraram permanentemente a forma como nós interagimos com o mundo que nos rodeia, como acedemos á informação. Enfim a lista poderia ser interminavel. Mas como em tudo na vida existe um lado mau. Com toda esta evolução, nós ficamos expostos a um mundo de riscos até agora inimaginaveis. E assim é mais importante do que nunca tomarmos medidas basicas para a nossa protecção: nunca partilhar informações privadas (morada, numero de telemovel, NIB, pin's...), nunca sermos especificos com certos aspectos da nossa vida privada (quando deixamos a casa vazia, para onde vamos - sitios e horas especificas...). Com estes pequenos gestos podemos não só proteger-nos a nós mas também aqueles que amamos."
"Achei este tema muito interessante e atual.


De facto e infelizmente as tecnologias trazem-nos tanto coisas boas como más.A forma como isso afecta as pessoas é que acho que depende não só da própria pessoa que a utiliza (e da forma como a utiliza), mas também no caso das crianças/adolescentes dos pais ou até irmãos/primos...que seguem (ou não) o que eles fazem na internet.Falta se calhar alguma protecção/controle (que embora compreenda que não seja fácil, principalmente numa certa geração de adolescentes) não só por parte dos familiares mas também das próprias redes sociais, etc."








E vocês qual a vossa opinião acerca deste assunto? Deixem o vosso comentário. 


Sem comentários:

Enviar um comentário