Tema-Debate: Na hora de contratar, qual o aspecto mais importante para os patrões: Competências vs. Imagem


Boa tarde meninas,

O tema debate de hoje, vai focar-se num ponto crucial para muitos de nós: Na hora de contratar, qual o aspecto mais importante para os patrões: as competências ou a imagem? Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, esta é uma questão, sobre a qual todos temos uma opinião para dar.





"Na minha opinião dão importância a tudo. Ao currículo e à maneira como está feito, às competências, à experiência, à apresentação/ imagem pessoal do candidato e à maneira como comunica com os outros.
Com a crise que atravessamos as empresas procuram o candidato mais completo possível, pois não querem perder tempo e dinheiro a dar formação a uma pessoa que eventualmente pode ser dispensada (por não se ter adaptado, por não ter conseguido cumprir os objectivos, por não corresponder à expectativa...) e depois terem que começar o processo de candidatura outra vez. E a verdade é que os empregadores têm muito por onde escolher! E por causa disso nem sempre dão a devida oportunidade às pessoas.
E vocês, o que acham?"


"Do meu ponto de vista, o mercado de trabalho é um meio cada vez mais competitivo e diverso, de modo a que as pessoas apenas se preocupam em ver e/ou ter resultados rápidos e eficazes. Sendo assim as pessoas deveriam constantemente procurar ser melhores e desenvolver os seus conhecimentos de forma a saberem de tudo um pouco. Mas actualmente vejo que tal não acontece e os mesmos acabam maioritariamente por desistir.
Penso que, esta sociedade/governo aposta cada vez menos na educação e formação das pessoas e, por isso, o desemprego é uma sombra na vida dos portugueses e irá ser sempre uma das grandes problemáticas do país, senão a principal.
Por existir demasiado desemprego e toda a gente obter basicamente as mesmas qualificações, os patrões acabam por dar mais importância à imagem, do que ficarem preocupados/interessados nas competências que cada um possui, ou em avaliar o porquê dessa pessoa terem escolhido aquele emprego."


"Neste assunto, tenho uma opinião bastante vincada, pois sei que em certo ponto a nossa imagem conta tanto ou mais do que as nossas competências.
Sofro de uma doença de pele - psoríase - uma doença que não tem cura mas pode ser controlada. As manchas que advém da doença podem aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais comuns no couro cabeludo, joelhos e cotovelos.
Eu tenho manchas em praticamente em todo o corpo e sei que se por exemplo eu não esconder essas manchas durante a entrevista, os olhares inquisidores serão mais que muitos. Praticamente, em todos os empregos que tive, em todos escondi o que tinha por medo de discriminação (o que chegou a acontecer em muitos lugares tanto por parte do patrão como por parte de colegas).
Não que eu ache que todos são iguais, pois existem muitas excepções, mas existem patrões que na hora de contratar, escolhem a imagem em detrimento dos conhecimentos."

E qual a vossa opinião?

Comentem e partilhem com os vossos amigos para todos juntos podermos fazer este blog chegar a um maior numero de pessoas.

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário